Dicas para manter o caixa da empresa saudável


  • Trabalhe em seu Fluxo de Caixa logo pela manhã, assim você logo se libera para as outras atividades;
  • Evite compras excessivas ou por impulso;
  • Faça o inventário do seu estoque e identifique mercadorias com giro lento; elas utilizam seu capital de giro;
  • Procure fornecedores com prazos mais adequados à sua necessidade;
  • Evite dar prazos maiores do que sua empresa pode;
  • Não utilize o limite de C/C como se fosse dinheiro da empresa; esse empréstimo é muito caro;
  • Procure financiamentos adequados a cada necessidade da empresa; compre maquinário com financiamento de longo prazo;
  • Se prepare para vender mais; a necessidade de capital aumenta muito quando vendemos mais;
  • Aumente a comunicação entre as diferentes áreas da empresa, pois gastos de surpresa abalam o caixa.





Dicas para avaliar o que são despesas variáveis


Em primeiro lugar vamos definir o que são despesas.


Despesas são todos os gastos que não estão envolvidos diretamente com o 


processo produtivo, porém são necessárias para que o produto ou serviço 


seja disponibilizado ao mercado.


As despesas consideradas variáveis, são aquelas que acompanham o 


faturamento, ou seja, crescem na mesma proporção que a venda cresce e 


desaparecem caso não haja venda.


A comissão, por exemplo, é uma despesa variável, pois quanto mais 


vendemos mais comissão pagamos e caso não haja venda não temos 


comissão a pagar.​




Dicas para o Recebimento de Mercadorias


1 - Compare a Nota Fiscal com o Pedido realizado; se for via sistema, melhor.


2 - Treine seu funcionário para conhecer detalhes do produto que ele recebe, 


evite prejuízos.


3 - Uma empresa que recebe grande volume de mercadorias não pode se dar


ao luxo de parar no horário de almoço, faça um revezamento de funcionários


de modo a receber nesse horário também.


4 - Cuidado com a higiene no local de recebimento, principalmente se você 


lida com alimentos.


5 - Agilize o descarte de materiais como caixas de papelão; mal  


acondicionadas podem aumentar o risco de incêndios.


6 - Procure padronizar as formas de recebimento para facilitar a conferência


dos produtos; embalagens funcionais podem ajudar.


7 - Cuidado! Funcionários despreparados no recebimento podem prejudicar 


toda a negociação que foi feita no momento da compra.


8 - Receber com agilidade e segurança é pagar menos pelo produto! Seu 


fornecedor cobra mais quando tem dificuldades na entrega, mas nem 


sempre admite isso.





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passo como montar uma tabela price no 


Excel.​




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passo como montar uma tabela SAC no 


Excel.​